O piloto de desenvolvimento da Porsche Lars Kern se divertiu bastante testando a Panamera Turbo E-Hybrid pelo Circuito Monteblanco em Sevilla. Ele não está apenas dirigindo com suavidade, mas também passando por todas as irregularidades e obstáculos que encontrar na pista. O segredo para tanto está na nova suspensão ativa da Porsche, chamada “Active Ride”.
Esta tecnologia permite que cada canto do veículo tenha seu próprio sistema hidráulico controlado eletronicamente, capaz de gerar até 2.248 libras de pressão em cada roda. Além disso, os módulos hidráulicos são alimentados pela bateria de alto voltaje dos modelos híbridos elétricos da marca, como o Panamera E-Hybrid.
Mas o diferencial deste sistema fica mais evidente quando percebemos que ele funciona independentemente nas quatro rodas. Por exemplo, uma roda dianteira pode subir ou descer sem afetar diretamente a outra. Dessa forma, o conforto e controle durante a condução aumentam significativamente, mesmo em situações adversas.
Além disso, este sistema elimina completamente qualquer movimento indesejado do corpo do veículo, tais como balanceamento lateral, cabeçadas ou mergulhos. Embora essa característica possa ser útil para maximizar aderência e estabilidade, alguns entusiastas podem sentir falta das informações sensoriais obtidas através desses movimentos naturais do automóvel. No entanto, a equipe de engenheiros responsáveis pelo projeto priorizou a redução de forças inerciais prejudiciais à aderência, mantendo ao mesmo tempo respostas precisas nos pequenos estímulos externos.
Em suma, a suspensão ativa da Porsche representa um avanço importante na área de sistemas de controle de suspensão, combinando desempenho dinâmico superior com maior conforto e capacidade de resposta. Com esta tecnologia, a marca continua a demonstrar sua dedicação em busca de soluções inovadoras que aprimorem a experiência de direção para seus clientes.
Texto por: Chris Perkins
Traduzido por: Auto Oliver